O que são Feeds e RSS?



Afinal, o que é RSS?


RSS significa "Really Simple Syndication" (Entrega/Publicação Realmente Simples). Muitas pessoas o descrevem como um alimentador de notícias em que você se subscreve, ficando conhecido também como "Feed". É uma tecnologia que está sendo utilizada por milhões de usuários no mundo inteiro para acompanhar seus websites favoritos.

Antigamente, para acompanhar as atualizações de um website, você tinha de adicionar o site nos 'favoritos' do seu broswer e retornar manualmente sempre que quisesse ver o que havia sido adicionado.

Os problemas nisso:

    ● Você, como o visualizador do conteúdo, tinha que fazer todo o trabalho.
    ● Ficava complicado acompanhar vários websites de uma vez só.
    ● Você perdia informações caso esquecesse de visitar seus favoritos.
    ● Você acabava vendo a mesma informação inúmeras vezes nos sites que não atualizam frequentemente.



E o que faz o RSS?


E se você pudesse dizer a um website para te avisar sempre que houvesse alguma atualização? É isso que o RSS faz por você.

O RSS é uma tecnologia que permite que você receba informações relevantes e em tempo real enviadas a você para que possa ler a hora que quiser. Economiza seu tempo e ajuda você a pegar a informação que precisa logo após ela ter sido publicada.

O termo subscrever se encaixa bem. É como se subscrever a uma revista ou jornal que lhe é entregue peridocamente, mas ao invés de chegar fisicamente no seu correio todo mês, é entregue virtualmente no seu leitor de RSS, cada vez que o seu website favorito for atualizado.



Mas como eu posso usar o RSS?


Encontre um Leitor RSS - A primeira coisa que você deve fazer caso queira receber informações através do RSS é encontrar um leitor de feeds RSS.

Existem vários leitores de feed por aí com várias funções e especialidades. Um bom lugar para quem está começando são os gratuitos, como o Google Reader e o "Bloglines. Qualquer um deles serve se você está começando. Existem vários outros mas esses são super fáceis de serem utilizados e servirão como base para o seu início no mundo RSS.

Ambos os leitores vão trabalhar um pouco parecido com o e-mail: Assim que você se subscrever a um feed você vai perceber que as atualizações que ainda não foram lidas estarão marcadas em negrito. Ao clicar nessas notícias você verá a última atualização e poderá ler direto no leitor. Você é dado a opção de entrar no website em si ou continuar vendo os tópicos que ainda não foram lidos por ali mesmo - marcando o anterior como lido automaticamente.

A melhor maneira de aprender é criar uma conta ou no Google Reader ou no Bloglines e se subscrever a alguns feeds e dar uma chance. Os dois possuem seções de ajuda muito informativos que podem fazer seu começo muito mais fácil.



E onde eu me subscrevo a um RSS?


De alguns anos pra cá você deve ter notado vários botões e ícones aparecendo nos seus sites/blogs favoritos. Alguns botões coloridos, 'contadores' com quantos leitores um blog tem, links chamados de RSS, Feed, XML, ATOM e vários outros.

Eles existem em vários formatos e tamanhos. Aqui estão alguns que você já pode ter visto:



Existem vários outros - mas sempre que você ver um desses botoões ou algo parecido significa que o site que você está visitando possui um feed que você pode se subscrever. Na maioria dos casos é tão simples quanto copiar e colar o link no seu leitor de feeds ou clicar no botão e seguir as instruções para subscrever usando seu leitor de feeds favorito.


Esperamos que tenha clareado um pouco o conceito por trás de RSS. Não se esqueça de assinar o nosso RSS!

Leia Mais… ►